Va para a casa da tua MãeSaiba os detalhes da CTMConheça a historia da Casa
 
_________1999 o início.

Tudo começou em dezembro de 1999 quando 5 amigos (Fábio, Luciano, Gugão, Otho e Boy) tiveram a idéia de organizar sua própria casa de carnaval. Todos amantes inveterados desta festa momesca onde já tinham brincado o carnaval em várias casas. Na noite de 20 de dezembro do mesmo ano às 20:00 em uma lanchonete chamada Fominha houve a reunião onde foi decidido os detalhes de locação, datas e o nome da casa.

Entre várias idéias ('Olinda é aqui?', 'Balançando a roseira', 'Os bêbados', o nome que mais se adequava ao estilo da casa é o que seria escolhido. Éramos cinco pessoas e teríamos que arranjar, para viabilizar a locação da casa, pelo menos 16. Não houve quorum e arcamos com tudo sozinhos. Mas emitimos 20 crachas para convidados que se alternariam durante o carnaval. So mesmo a casa de nossa mãe para acolher tanta gente. Ei, a casa da minha mãe não! Da tua! Nascia então A CASA DA TUA MÃE.

 

2000, Olinda recebe a CTM.

No carnaval de 2000 o primeiro ano da CTM foi marcado por muita folia. Sua localização era privilegiada ficando no cruzamento da Rua São Bento com a 13 de maio a casa era um verdadeiro camarote para os blocos que desciam do Mercado da Ribeira.
Paralelo a isto o Eduardo Borba organizava uma casa na 15 de Novembro (onde seria a sede da CTM atual). Com um grupo de amigos formado em sua maioria por cariocas. Uma faixa chamava a atenção nesta casa: “O Carnaval do Rio é bom, mas o de Olinda é bem melhor!” A casa tinha uma grande estrutura interna, ficava em uma das principais ruas da cidade alta e já presava pela organização, com segurança e cozinheiras.

A Primeira casa da Tua Mãe na Rua São Bento.

 

CTM em 2001 após a fusão da turma do Eduardo com a turma do Fábio.

 

 

_________2001, a fusão.

Fábio, Luciano, Gugão e Otho se encontram com Eduardo Borba e Paula, todos tinham o mesmo problema, falta de pessoas para ingressar no grupo e arcar com as despesas características de uma locação de casa de carnaval. Então foi proposta uma união entre os grupos para formar uma so casa. Desta forma mudaríamos de endereço para a rua 15 de Novembro com a condição de que o nome da CTM fosse mantido. Começava nesta ano a CTM como a conhecemos hoje.

 

__2002, o Bloco!

 

O Carnaval de Olinda é marcante por deixar a liberdade de expressão como fator principal de sua folia. A festa então é feita por nós, sem seguir roteiro pré-determinado. As fantasias se alternam de acordo com o gosto, o momento e a vontade de cada folião. Assim também são as troças, pequenos blocos de carnaval, na maioria formada sem grandes compromissos para correr as ruas da cidade seguindo uma banda, ou não. Basta um grupo de pessoas bem animado. Cantando em coro e fazendo folia. Temos então uma troça. 
Em 2002 a CTM ensaia seu primeiro bloco. O Eduardo, quando na folia do bairro do Recife Antigo, contrata uma banda de Pífanos para tocar na casa e formar desta forma uma troça. A banda comparece no dia seguinte. E foi seguindo a zabumba, a flauta o triangulo e o bumbo que nasceu o bloco da CTM.

Uma banda de pífanos foi a primeira a tocar no bloco da CTM em 2002.

 

Eduardo e Paula a frente do primeiro bloco da CTM.

 

 

 

 

 

 
 
CASA DA TUA MÃE 2016 (todos os direitos reservados)